Inaldo Soares

Home
Cursos
Auditoria
Consultoria
Perícia
Livros Publicados
Publicações
Clientes
Buscar Cursos
| Home | Como Matricular-se | Meu Cadastro
Palavra Chave
Categorias
Produtos
  Cursos
  Noticias
Receba nossas ofertas
Nome
E-mail
  

Retornar para página anterior


FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFISSIONAIS DE CONTROLE
Valor do Curso
R$  1.300,00
  
ENTRE EM CONTATO CONOSCO:
EMAIL: inaldo@brturbo.com.br
TELEFONES: (61) 9988-9443
(61) 9672-4118
INFORMAÇÕES DO CURSO

FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFISSIONAIS DE CONTROLE

SÃO PAULO: 12.11.11
Apresentador: Prof. INALDO DE VASCONCELOS SOARES

SÍNTESE DO CURRÍCULO DO APRESENTADOR

Bacharel em Ciências contábeis e Direito, auditor Independente, professor de Ensino Superior, Ex-Secretário de Controle Interno do Supremo Tribunal Federal, Ex-Secretário de Controle Interno do Tribunal Superior Eleitoral, Coordenador-Geral de Auditoria do Ministério  do Planejamento e da Fazenda, Consultor de Gestão de Saúde do Banco Mundial e da Organização Pan Americana de Saúde, Professor e Coordenador da Universidade Católica e do Distrito Federal e professor convidado da Fundação Getúlio Vargas e Ex-Consultor Tributário do Conselho de Contribuintes do MF.  Autor do Livro Fraudes na Gestões Públicas e Privadas. Editora Brasília Jurídica. Autor do Livro A Gestão Eficaz de Licitação e Contratos Administrativos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1) Objetivos:

1.1. Dar uma visão da importância da função do controle interno na gestão administrativa/operacional e dos negócios da empresa/entidade;

1.2. Propiciar uma visão integrada de controle interno nos sistemas da gestão empresa/entidade;

1.3. Desenvolver as técnicas de controle interno, inclusive de auditoria, de forma a sua melhor aplicação como instrumento de fiscalização e acompanhamento da busca da regularidade dos atos da gestão.

1.4. O curso é realizado por quem implantou o mais completo modelo de controle nos principais órgãos federais; e desenvolveu sistema exclusivo para atender as peculiaridades dos Municípios – Professor: Inaldo de Vasconcelos Soares.

2)  QUANTO AO CONTEÚDO DO CURSO - APRECIAÇÃO

2.1. O curso em referência é muito mais que um conjunto de palestras ou conferências, pois o produto do conteúdo do curso, representa um modelo de controle interno modulado numa visão aberta, moderna e científica, sendo que o seu foco fundamental é a questão preventiva, por meio de exames de controle interno e auditoria processados no dia-a-dia da gestão, de forma a sinalizar os pontos de disfunções da organização e da entidade, aplicando-se a retroalimentação (feed-back) no processo. Na verdade se não for ajustado os pontos de impropriedades apontados no dia-a-dia de forma tempestiva, o problema se transformará em um elemento de impropriedade técnica ou uma futura irregularidade ou ainda se transformará num “defunto”, (prejuízo ao erário), causando desgaste na imagem da entidade, dos gestores e dos diversos agentes. Assim a nossa proposta do curso em referência é quase uma consultoria, que foi trabalhada a partir de um modelo de controle interno já implantado em várias entidades públicas e privadas, destacando-se dentre algumas delas: o STF e o TSE, onde exerci a função de secretário de controle interno.

2.2. A proposta é fundamentada em critérios técnicos e científicos, onde prevalece no seu conteúdo a simplicidade técnica ao invés de sistema complexo e de difícil entendimento.

2.3. Assim posto, além dessas questões o sistema busca trazer as várias áreas sistêmicas da gestão a um nível de entendimento dos problemas surgidos no dia-a-dia, uma parceria. Cada um forma um cliente no processo e todos buscam o resultado e o melhor desempenho da gestão como um todo. É um processo de controle científico e não trata as questões como se fôsse algo policial ou secreto, foge dos métodos de   visão míope e foco tradicional. O processo de exame envolve as três fases do controle interno: prévio, concomitante e posterior. Portanto, é uma proposta avançada de um modelo científico de controle interno, com um foco diferente do trivial.

2.4. O curso de capacitação busca explicitar tal modelo e tenta transferir uma nova visão e um novo processo tecnológico de informação. É importante frisar que o processo pode se iniciar na entidade a partir do enfoque do curso, pois não é “pacote”, é algo que tem como instrumento fundamental os recursos humanos envolvidos, com uma visão sistêmica da busca de resultado com o objetivo de alcançar o melhor desempenho. A qualidade por excelência. Portanto, o curso é só o início de um processo revolucionário de conduta e objetividade em tratar a coisa pública.

2.5. IMPORTÂNCIA DO EVENTO.
 Por força da Lei de Responsabilidade Fiscal, os Municípios são obrigados a manterem serviço de controle interno, sob pena de desaprovação das contas. O CONTROLE, todavia, não pode ser apenas forma, precisa ser eficiente; e não pode ser uma atividade policialesca, que persiga erros alheios e dificulte a ação dos administradores.

2.6. MODELO DE CONTROLE INTERNO CIENTÍFICO.
 Uma visão eficiente e moderna, sob a coordenação de profissional que foi secretário de controle interno do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal. Ex-Presidente da Associação dos Dirigentes do Controle Interno Federal  Professor: INALDO DE VASCONCELOS SOARES.
 Outras funções exercidas.
· Assessor da Presidência da Infraero;
· Coordenador-geral de auditoria dos Ministérios:  Fazenda, Planejamento, Comunicação e Transporte;
· Professor convidado para ministrar curso de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas e do ICAT/Universidade AEUDF/Brasília/DF;
· Auditor independente, credenciado na Comissão de Valores Mobiliários;
· Atuação em perícias judiciais há mais de 20 anos;
· Conferencista e palestrante de temática da gestão pública e privada.


2.7. PRINCIPAIS TÓPICOS

  • Conceito e visão da gestão de controle interno;
  • Noção moderna de gestão pública;
  • O controle como parceria da eficiência, sem inviabilizar a ação administrativa;
  • Como implementar um modelo de controle eficiente;
  • Controle interno integrado à gestão e a auditoria interna;
  • Os princípios e critérios que devem orientar o controle;
  • A figura sistêmica do controle interno – modelo;
  • A informação como instrumento principal do controle interno;
  • Os mecanismos de aplicação do controle interno no âmbito da administração;
  • Os  pontos que devem ser objeto de análise. A compreensão da legalidade, da legitimidade e da efetividade;
  • O planejamento das ações do controle interno;
  • Medidas aplicadas para correção das ressalvas;
  • Questões pontuais dos exames;
  • Como deve ser a atuação dos profissionais de controle;
  • Como produzir o relatório;
  • Análise dos temas mais importantes da RESPONSABILIDADE FISCAL;
  • Como prestar contas.

3) PÚBLICO ALVO:

3.1. Contadores, auditores, administradores, controladores e outros profissionais e agentes que atuam no ambiente da gestão da administração.

 INFORMAÇÕES

Carga Horária: 8hs/aula

LOCAL DE INSCRIÇÃO

Inscrições pelo site: www.inaldosoares.com.br

Inscrições por email: inaldo@brturbo.com.br

INVESTIMENTO

R$ 1.300,00 por participante,
incluindo: material didático, Kit do Participante, almoço, coffee break e Certificado.

IN COMPANY:

TODOS OS CURSOS DO PROFESSOR INALDO PODERÃO SER REALIZADOS "IN COMPANY". SOLICITE SUA PROPOSTA.